IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS E A QUEDA DE ADÃO E EVA

CRIAÇÃO DA TERRA


 GENISIS 1
No princípio criou Deus os céus e a terra.
Gênesis 1:1


E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo

; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
Gênesis 1:2

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.



E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
Gênesis 1:3-5


E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que


estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia

, e o luminar menor para governar a noite 

; e fez as estrelas.

E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.







E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram

    
conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.






E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

              E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.


A QUEDA DE ADÃO E EVA


O relato do pecado original é uma triste página da história da humanidade. Nele está contido o motivo pelo qual o mundo está na atual situação. Mas, apesar de um relato trágico, podemos retirar dele algumas lições que nos ajudarão a ter uma vida espiritual mais vitoriosa.
            Adão e Eva foram abordados pelo inimigo das almas de formas distintas. Para cada um deles Satanás usou uma estratégia específica de acordo com a circunstância que eles se encontravam. A análise deste episódio bíblico é muito útil para os cristãos do século XXI, pois conhecendo a estratégia do inimigo podemos melhor nos proteger dele.

            Quais foram as táticas utilizadas pelo inimigo de Deus para enredar os nossos primeiros pais? Quais as atitudes de Adão e Eva que facilitaram a ação de Satanás? Como o nosso Deus agiu para resolver este grande problema? Nas linhas seguintes tentaremos responder  a estas questões.

Eva,  enganada pelo inimigo.
            A árvore do conhecimento do bem o do mal era o único acesso que satanás teria para se aproximar do ser humano. Se o casal edênico se mantivesse afastado dela estaria eternamente seguro do pecado.
            Eva, porém, decidiu arriscar-se chegando perto daquilo que oferecia risco à sua integridade espiritual e física. Este foi o primeiro grande erro da humanidade, chegar perto daquilo que Deus dissera para se manter longe.

            A queda de Eva foi o resultado de uma série de decisões infelizes. Uma delas foi a de afastar-se de seu esposo. Existia uma advertência de Deus para ela que deve receber uma profunda atenção dos cristãos do século XXI:
Os anjos haviam advertido Eva de que tivesse o cuidado de não se afastar do esposo enquanto se ocupavam com seu trabalho diário no jardim; junto dele estaria em menor perigo de tentação, do que se estivesse sozinha. Mas, absorta em sua aprazível ocupação, inconscientemente se desviou de seu lado. Percebendo que estava só, sentiu uma apreensão de perigo, mas afugentou seus temores, concluindo que ela possuía sabedoria e força suficientes para discernir o mal e resistir-lhe. Esquecida do aviso do anjo, logo se achou a contemplar, com um misto de curiosidade e admiração, a árvore proibida.  P.P. 54

            O afastamento físico ou mesmo emocional entre um casal pode ser um grande perigo para o matrimônio. Foi em um desses momentos que Satanás aproveitou para tentar Eva que, longe de Adão, não percebeu que aquilo que ela admirava com tanta curiosidade seria a causa da ruína da perfeita harmonia de seu lar e da paz do planeta.
            Aproveitando esta infeliz oportunidade, Satanás fez uso de um poderoso instrumento para enganar a mulher. Um dos mais lindos animais do Éden, 
A serpente era então uma das mais prudentes e belas das criaturas da Terra. Tinha asas, e enquanto voava pelos ares apresentava uma aparência de brilho deslumbrante, tendo a cor e o fulgor de ouro polido. P.P 53








            Sempre que o inimigo tenta enganar alguém ele usa o que tiver de mais bonito e atrativo para aquela pessoa. Se ele se apresentasse como ele realmente é ninguém cairía em suas armadilhas. Eva não percebeu o laço em que estava sendo colocada e aos poucos foi envolvida pela voz suave e melodiosa da serpente médium.
            Além da beleza da serpente, o fruto também era atrativo, a bíblia o descreve assim:
Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu. (Gen. 3:6)

            Há neste versículo mais de uma coisa que precisamos analisar. O fruto que representava a desobediência a Deus era agradável ao paladar e aos olhos da mulher. Que combinação perigosa! Paladar e visão deturpados são a combinação perfeita para a queda.

            No versículo acima ainda existe um outro elemento para o qual precisamos dar atenção. O texto diz que a árvore era desejável para dar entendimento. Esse foi um argumento usado pelo inimigo para enganar Eva e que tem dado certo com muitos no presente século: “Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.” (Gen. 3:5).
            A procura por conhecimento tem desviado muita gente do foco do evangelho assim como aconteceu com a nossa primeira mãe. A irma White já nos advertiu:

Em seus esforços para pesquisarem o que Deus foi servido recusar-lhes, multidões descuidam-se das verdades que Ele revelou, e que são essenciais para a salvação. P.P 55


            Infelizmente até dentro do cristianismo podemos observar gente buscando estudar sobre coisas que Deus não revelou completamente. Destas pessoas nascem as heresias e as divisões na igreja. O pior de tudo é que muito destes esquecerão de estudar o que realmente é importante e perderão sua salvação em nome de uma pseudo-intelectualidade que os levará para a morte eterna caso não se arrependam. Existe uma onda de “mentes abertas” que está destruindo o cristianismo. A impressão que é passada por alguns destes é que as pessoas que querem se manter firmes nos princípios bíblicos sobre música, alimentação, vestuário, métodos evangelísticos, etc, tem a “mente fechada” e que quem é frouxo nos princípios é que tem a “mente aberta”.
            A busca por entender coisas que Deus deixou restrita a Ele foi um dos motivos pelos quais Eva caiu nos enganos de Satanás. Ela não estava fazendo por maldade, Eva era sincera, mas estava sinceramente errada. Ser sincero não torna erro em verdade  pois,

No Juízo, os homens não serão condenados porque conscienciosamente creram na mentira, mas porque não acreditaram na verdade, porque negligenciaram a oportunidade de aprender o que é a verdade. P.P 55

            Para Eva estavam disponíveis todas as instruções dadas pelo próprio Deus em seus encontros no Éden. Para nós está disponível a Bíblia, ningúem será desculpado por ter negligenciado a oportunidade de conhecer a vontade de Deus expressa em Sua palavra.
            Dessa forma, quase que inconscientemente, Eva foi levada a comer do fruto proibido e a abrir as portas do planeta para o pecado.

A Gravidade do Pecado

            Se nós olharmos apenas para o simples ato de comer uma fruta, poderíamos correr o risco de achar que Deus foi severo demais contra um pecado tão simples. Mas o capítulo 3 de Gênesis nos dá a real dimensão do pecado.
            Comer a fruta não seria um pecado pequeno? Não importa se é um ato simples ou uma ação que escandaliza muitas pessoas. Pecado é pecado. “Quem pode saber, no momento da tentação, as terríveis conseqüências que advirão de um passo errado?” P.P 61
            Precisamos estar atentos em todos os momentos para não incorrer em erros que podem ter consequências desastrosas para a nossa vida. “Apenas uma vez”, “ninguém está vendo”, “é a última vez”, são expressões que podem esconder um pecado que trará tristeza por toda a vida.
            Não importa se você pecou inconscientemente ou com plena consciência. O pecado é igualmente grave para todos e as consequências certamente virão.



A Solução para o Pecado

            Quando o primeiro casal pecou, imediatamente perceberam sua nudez, pois tinham perdido o manto da justiça de Deus que os cobria. Ao perceberem que estavam nus, colheram folham de figueira e fizeram cintas para si (Gen. 3:7). Foi a solução humana para tentar cobrir a sua condição pecaminosa. Mas a solução para o pecado não está no homem. Nada do que possamos fazer ou deixar de fazer pode nos salvar da condenação do pecado.
            Deus, logo após falar da gravidade e da consequência do pecado, faz algo que simbolizaria uma ação Sua muitos anos depois. “E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.”(Gen. 3:21) Um sacrifício foi feito para que  Adão e Eva tivessem seus corpos cobertos no Éden,

Um abrigo de folhas de figueiras nunca cobrirá nossa nudez. O pecado deve ser removido, e o manto da justiça de Cristo deve cobrir o transgressor da lei de Deus. o homem tem sua nudez oculta, não sob a cobertura das folhas de figueira, mas sob o manto da justiça de Cristo. Cristo fez um sacrifício para satisfazer os requisitos da justiça. Que preço o Céu teve de pagar pelo resgate do transgressor da lei de Jeová. (Olhando para o alto. MM 1983 . p. 373.)

            Nenhum dos atos humanos pode fazê-lo melhor ou digno de salvação. A tentativa dos homens de se salvarem através dos bons atos são equivalentes às folhas de figueiras no éden, mas um dia Jesus veio à terra e fez o supremo sacrifício pelo pecado do homem. Pagou o preço da transgressão e ofereceu as vestes de justiça com as quais, unicamente, o homem poderá alcançar a salvação. A parte do homem em todo este plano é aceitar a salvação pela graça de Cristo e permitir que o Espírito Santo desenvolva neles o seu fruto.