IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

a guerra que houve no céu

Na história do Universo nunca houve – nem haverá – traição maior. A criatura que representava a mais magnificente obra de seu Criador ressentiu-se de que sua glória era apenas emprestada, de que o papel que lhe estava destinado era o de tão somente refletir a infinita majestade do Deus que lhe deu o fôlego da vida. Dessa maneira, nasceu no coração de Lúcifer – e, em última análise, no recém-criado universo moral – o desprezível impulso da rebelião. Esse impulso originou a insurreição angélica que foi a mais terrível sedição na história em todos os tempos.
“Tu, desde o princípio, quebraste o meu jugo, rompeste os meus laços e disseste: — Não servirei!” (Jer 2, 20).



A Expulsão de Satanás do Céu

INTRODUÇÃO
Em que época da História do Universo, Satanás e seus anjos foram expulsos do Céu? Esta é uma resposta que não temos uma data, cronologicamente falando, exata. Contudo, em função do capítulo 12 de Apocalipse, podemos perceber dois momentos distintos. O primeiro envolvendo a criação do planeta Terra, e, em especial, Adão e Eva – Satanás é vencido no Céu. O segundo, envolvendo toda a vida do Messias como um Homem. Porém, a expulsão final, ocorre somente após a morte e ressurreição do Messias – Satanás é vencido na Terra.
Para que Satanás fosse expulso com os seus anjos, a Escritura Sagrada nos afirma que “houve peleja no Céu”.
O verbo utilizado em Apoc. 12:7, para especificar o tempo da peleja, “houve”, é εγένετο. (Verbo no modo indicativo, no tempo aoristo).

“O aoristo expressa ação na sua forma mais simples, não distinguindo entre ação completa e incompleta, pois apenas afirma um acontecimento”.
“‘Uma declaração se não visa definir a ação como acabada ou contínua, então o tempo a usar é o aoristo’, Robertson”. – (APOLINÁRIO, Pedro. GREGO para o curso Teológico. 4ª ed. Santo Amaro – SP, Editora Universitária Adventista.1991. p. 78.).
Os verbos: “foi” e “atirado” (ARA), tradução do verbo: εβλήθη.  Este verbo, também, está no modo indicativo e tempo aoristo.
Portanto, quando a Escritura declara que “houve peleja no Céu”, apenas está descrevendo um fato. Por isso, no que diz respeito à expulsão de Satanás e seus anjos do Céu, serão analisados os dois momentos citados anteriormente.

SATANÁS COM OS SEUS ANJOS SÃO VENCIDOS NO CÉU
Para compreendermos o assunto da expulsão de Satanás do Céu, devemos, em primeiro lugar, situar o início da peleja, para algum tempo antes da criação do planeta Terra e dos seus habitantes. Sendo assim, o primeiro ato da expulsão dele e dos seus anjos, deve ter ocorrido em um dos dois momentos – antes da criação da Terra ou antes da criação de Adão e Eva. Porque não podemos entender Adão e Eva sendo tentados por Satanás (Serpente), sem que ele já houvesse sido expulso do Céu (Gên. 3).
No livro de Jó, Assim está escrito: “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR”. – (Jó 2:1 – ARA – cf.  Jó 1:6).
Essa reunião ocorreu no Céu? Esses versos não afirmam que a reunião ocorreu no Céu. Depois, o SENHOR perguntou: “Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela”. - (Jó 1:7 e 2:2 - ARA).
Por outro lado, no livro de Ezequiel está escrito:
Estavas no Éden, jardim de Deus... Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecia no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. ... e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer... Elevou-se o teu coração... lancei -te por terra...”. – (Ez. 28:14,16-17 – ARA).
Portanto,  podemos dizer que após Satanás perder a função de querubim cobridor, ele foi expulso do Céu.





                                                       





SATANÁS COM OS SEUS ANJOS SÃO VENCIDOS NA TERRA
Esse segundo momento, diz respeito tanto ao julgamento do mundo quanto à expulsão de Satanás. Por isso, o Messias declarou:
Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso. E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”.– (João 12:31-32 - ARA).
Falando do Consolador Ele disse: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: ... do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado”. – (João 16:7-8 e 11 - ARA).
Em outro lugar, sobre Satanás, Ele disse: “Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago”. – (Luc. 10:18 - ARA).
Contudo, para entendermos melhor esse segundo momento da expulsão de Satanás, temos que compreender uma das interpretações dos versos 3 a 5 de Apoc. 12. Por esses versos, nos é dito que foi visto um (outro) “sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas”. (v. 3).
No verso 4 nos é dito que “o dragão” (Satanás – versos 4 e 9) e “a terça parte das estrelas do céu” (anjos – Apoc. 1:20 e 9:1) detiveram-se “em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse”. – (Mat. 2:16-18). Contudo, está escrito:
“Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono”. – (Apoc. 12:5 – ARA).
Portanto, é somente após a ascensão do filho (o Messias) que podemos dizer que Satanás, definitivamente, foi expulso do Céu com os seus anjos. Pois assim está escrito:
Houve peleja no céu, Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e os seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos”. – (Apoc. 12:7-9 - ARA).
No entanto, hoje, por meio dos pecados que leva os seres humanos cometer, os seus atos ainda estão atingindo o Céu – o Santuário celestial.


CONCLUSÃO
A obra de Satanás está restrita ao nosso planeta (Apoc. 12:10-12); mas, é somente após a segunda vinda do Messias, que Satanás ficará em uma “prisão” (Apoc. 20:1-3). Segundo esses versos, ele ficará “preso” neste planeta, durante “mil anos”. Após esse período, que ele passará, aqui na Terra, será julgado e condenado definitivamente (Apoc. 20:7-10).

PERGUNTAS PARA CONSIDERAÇÃO:
1. No Céu, onde Satanás habitava?
2. Em quais momentos, podemos identificar a expulsão de Satanás do Céu?
3. Após a queda de Adão e Eva, quem passou a ser o príncipe deste mundo? (Jó 1:6-7 e 2:1-2 e João 12:31).
4. Quantas vezes Satanás com os seus anjos foram derrotados por Miguel e os seus anjos? Onde?
5. Onde Satanás foi derrotado definitivamente? Por quem?
6. Qual é a nossa garantia de vitória sobre Satanás e os seus anjos? (Apoc. 12:10-12).
7. No capítulo 12, por quais nomes Satanás é conhecido?
8. Satanás trouxe quantos anjos para lutar contra o Messias?
9. Satanás e os seus anjos, ainda possuem um lugar no Céu?
10. Pra onde Satanás foi lançado com os seus anjos?
11. Onde Satanás ficará preso? Por quanto tempo?
12. Qual será o fim de Satanás, e dos seus anjos e dos seus seguidores? (Apoc. 20:7-15).