IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

arcanjo miguel é jesus

"JESUS É O ARCANJO MIGUEL"
SÓ EXISTE UM ARCANJO QUE É O
PRINCIPE DOS ANJOS DO CÉU !
ARCANJO MIGUEL principe dos anjos (superior aos anjos )

Ele esteve presente na criação do mundo. Tudo foi criado por intermédio dEle e para Ele. Ele expulsou 1/3 dos anjos do Céu, por terem se confederado ao lado de um Querubim para conquistar o Reino de seu Pai. Ele criou Adão e Eva e 1656 anos depois enviou o dílúvio mundial. Ele lutou com Lúcifer pelo corpo de Moisés, para que pudesse ressuscitá-lo e levar para o Reino. Ele é MIGUEL, ELE É JESUS. Ele é o Arcanjo, aquele que está acima dos anjos.

 O Arcanjo Miguel é Jesus foi criado para a defesa da verdade bíblica de que “Arcanjo Miguel” é apenas um título para o Filho de Deus, semelhante a Emanuel. Esta é uma verdade defendida por Matthew Henry,
O nome Miguel significa: “Quem é semelhante a Deus?”. É um desafio a satanás que, desde o princípio, quis ser igual ao Criador (Isaías 14:12-14). Sempre que Miguel é mencionado na Bíblia, se refere à pessoa de Jesus como Comandante dos exércitos celestiais em direta disputa com Satanás. Para nossa felicidade eterna, Miguel sempre sai vitorioso. Leia: Judas 9; Daniel 10:13, 21;12:1; Apocalipse 12:7.
Detalhe: quando nós Adventistas afirmamos que Miguel significa “semelhante a Deus”, no original e para a cultura hebraica, entendemos que “semelhante” significa “igual” (ver João 5:18; 19:7).
Miguel, portanto, é um dos nomes de honra de Jesus e em nada interfere na Divindade dEle. Por isso, é injusta a comparação que alguns “apologistas” modernos fazem entre os Adventistas e as Testemunhas de Jeová, que usam o argumento de que Cristo é “Miguel” para “provar” que Ele é uma “criatura”.


Sendo Jesus chamado de o “arcanjo” (e até de anjo algumas vezes, como veremos a seguir) nas Escrituras, isto não O torna “anjo” no sentido de criatura, assim como o fato de Ele ser chamado de cordeiro (João 1:29) e leão (Apocalipse 5:5) não o torna animal. Da mesma forma que estes nomes simbólicos se referem a determinadas funções de Jesus, os termos “arcanjo” e “anjo”, também. Anjo significa “mensageiro” e Jesus é o “mensageiro de Deus Pai” à humanidade, o Mensageiro que comunica as boas notícias de Salvação!                                                                  
“Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” Judas 1:9.
Este texto não rebaixa a autoridade de Jesus, mas contém uma preciosa lição para nós cristãos. Cristo, mesmo sendo Deus, não respondeu a diabo da mesma forma: não se rebaixou a ponto de proferir palavras de difamação ao diabo, mesmo (Cristo) falando com autoridade. A natureza perfeita de Jesus não permite que Ele faça uso do mesmo comportamento do inimigo (proferir palavras malignas, juízo infamatório, como diz o texto – compare-o com Filipenses 2:5-8 e veja o contraste entre caráter de satanás e o caráter humilde de Cristo).
                      
Em certa ocasião, Deus Pai, mesmo sendo poderoso, não optou por expulsar de vez Satanás de Sua presença. (Ler Jó 1:6-12). Do mesmo modo que o Pai não perdeu Sua autoridade Divina por ter permitido que Satanás dialogasse, Jesus não perde a autoridade dEle pelo fato de deixar o diabo falar e por não querer (Jesus) fazer parte daquele tipo de palavreado maldoso. Jesus é um Deus de classe.
Conquanto Miguel seja chamado de “um dos primeiros príncipes” isso não O coloca no mesmo pé de igualdade que os demais anjos. No Céu há uma hierarquia de anjos (há querubins, serafins…), cada um com um papel a desempenhar na adoração a Deus e no plano da salvação (Hebreus 1:14). Se Jesus escolheu alguns anjos para serem príncipes com Ele no governo dos demais anjos (sendo Ele o Príncipe Supremo), que problema haveria em Ele ser chamado de “um dos primeiros príncipes”? Não há dificuldades em Jesus ser o Príncipe Principal (por ser Deus) e estabelecer outros seres abaixo dele, com o mesmo nível de governo, para dirigir os anjos. Isto em nada afeta a autoridade Divina do nosso Salvador.

Se Jesus é Deus, como pode ser chamado de Arcanjo?

Ao compreendermos o sentido etimológico da palavra “arcanjo”, este aparente problema é resolvido. No grego, “arcanjo” significa “chefe dos Anjos”. Este título não precisa necessariamente referir-se apenas a um ser criado, assim como ocorre com o termo “anjo” – mensageiro (vimos isso anteriormente). É aceito entre os comentaristas (inclusive não-adventistas) que Jesus Cristo é o “Anjo do Senhor” mencionado no Antigo Testamento (ver Gênesis 16:7; 18:1, 2, 13 e 19; Êxodo 3:2-5; 23:20-33; 32:34; Juízes 6:11-24; 13:21-22. Eis uma nota explicativa da Bíblia de Estudo Almeida sobre Êxodo 3:2 [Sociedade Bíblica do Brasil]: “O Anjo do Senhor (mensageiro ou enviado) não é aqui um ser distinto do próprio Deus (conferir verso 4), mas Deus mesmo, enquanto se faz presente para comunicar uma mensagem”.
Do mesmo modo que Cristo não se torna uma criatura ao ser chamado de “Anjo do Senhor” (na verdade Ele é o “mensageiro”, de Deus Pai à humanidade), o mesmo ocorre quando é designado de arcanjo. Sendo que Ele é o Criador, automaticamente é o “Chefe Supremo”- Arcanjo – de todos os anjos.
A expressão “arcanjo” aparece apenas em passagens apocalípticas, onde Cristo está em direto confronto com satanás. Não há base bíblica para crermos que este termo aplique-se a um anjo, um ser criado. É difícil provar pela Bíblia a ideia de que arcanjo seria uma “classe de anjo”, mesmo que um dos significados da palavra possa ser “anjo chefe”. Como sabemos, não devemos basear um ensino apenas no significado das palavras: um conjunto de textos bíblicos que esclareçam um ponto também deve ser considerado.
Com isto, podemos ver que a posição Adventista a respeito do “Arcanjo Miguel”, levando em conta não apenas o sentido do termo, mas também outros textos paralelos, em nada afeta a suprema e absoluta Divindade do Senhor Jesus Cristo. (1 João 5:20; Hebreus 1:1-3, etc).

Anjos
A existência de um mundo invisível aos olhos humanos se acha claramente revelada nas Escrituras Sagradas. Há uma tendência moderna e crescente para incredulidade na existência de espíritos maus. E os santos anjos são considerados por muitos como espíritos de homens que já morreram.
No entanto, a Palavra de Deus nos apresenta provas inquestionáveis de que os anjos se constituem numa classe de criaturas superiores e diferente da humanidade. Em Hebreus 1:14, encontramos a seguinte definição dos anjos: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados a servir em favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Os anjos, portanto, são seres espirituais. Embora não possamos compreender com totalidade o que isto significa, ao pesquisarmos a Bíblia, suas atividades e características, podemos ter uma idéia do que possa ser um anjo.
(anjo Gabriel )
Os anjos são criaturas. Na primeira carta de Paulo a Timóteo, capítulo seis, versículo 15, nos é dito que somente Deus tem a imortalidade. Logo, os anjos não possuem vida em si mesmos, mas são seres criados. Criaturas trazidas a existência antes de ser citado nosso mundo, embora a Bíblia não nos revele quando.
Os anjos não são seres humanos. Salmo 8:4 e 5, afirma que embora os homens tenham sido criados e cobertos de glória e honra, foram formados um pouco menores do que os anjos. Fica claro, portanto, que os anjos não são seres humanos.
Algumas características dos anjos: são seres dotados de grande poder; ministram a favor dos seres humanos. Quanto ao número de anjos, a Bíblia diz que são milhões e milhares de milhares (Apocalipse 5:11).
Seria interessante acompanharmos as atividades de um anjo por um dia. Não compreendemos plenamente tudo o que estes seres realizam. E o melhor que podemos fazer é juntar os relatos bíblicos que falam das suas atividades e compor um quadro onde podemos ver os anjos em ação. Feito isso, o resultado é confortador e encorajador, pois revela um profundo interesse de Deus para com Seus filhos. Eles cumprem as ordens de Deus (Salmo 103:20). Os anjos serviram a Jesus em Sua vida terrestre (Mateus 4:11 e Lucas 22:43). Protegem e livram o povo de Deus. Salmo 34:7 diz que “o anjo do Senhor se acampa ao redor dos que temem a Deus e os livra”. No Salmo 91:11 encontramos outra promessa maravilhosa: “Porque a Seus anjos dará ordem a teu respeito para te guardarem em todos os teus caminhos”. Que pensamentos maravilhosos! Saber que não estamos sozinhos! Ter a certeza de que um anjo nos acompanha nos momentos em que mais necessitamos de amparo e proteção!
Os anjos também conservam um registro de todas as ações humanas. Daniel, no capítulo7, versículo 10, registra uma cena relativa ao juízo que Deus exerce para com os habitantes da Terra. Descreve a existência de livros onde estão anotadas todas as nossas ações.
Terra. Descreve a existência de livros onde estão anotadas todas as nossas ações.
Eles anotam com impressionante exatidão todas as atividades dos filhos dos homens. Todo empenho positivo, todo esforço no sentido do bem, seja em palavras ou atos é registrado nos livros do céu. Igualmente preciso, é o registro que contém as más palavras, os atos egoístas, as ações pecaminosas.
Desta maneira, tudo aquilo que realizamos ou deixamos de realizar, se acha registrado nos livros celestiais. E quando Deus trouxer à luz todas as obras para serem julgadas, os livros serão abertos, e tudo o que estiver ali registrado testemunhará para a vida ou para a morte.
Outra boa notícia da Bíblia sobre os anjos é que eles acompanharão Jesus em Sua volta. Quando Jesus retornar a esta terra, para dar a cada um a recompensa segundo suas obras, virá na companhia de todos os Seus anjos. Mateus 24:31 e 25:31 falam a esse respeito.
Caberá aos anjos ajuntar os escolhidos de Deus, os salvos de todos os tempos, para que possam encontrar o Senhor nos ares e receber o prêmio da vida eterna.
Nessa oportunidade, acontecerá uma das mais comoventes e emocionantes cenas. Os anjos devolverão aos pais os seus pequeninos que um dia morreram. Agora são devolvidos cheios de vida e em perfeito estado. Você, prezado amigo, que já teve que sofrer a dor aguda da perda de um filhinho, não se desespere. Prepare-se e permaneça fiel a Deus e esta promessa se cumprirá em sua vida. O profeta Zacarias, no capítulo 8:5 escreveu que as ruas da Nova Jerusalém “se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.”
Outro lance de grande emoção será poder conhecer o nosso anjo da guarda. Desde o dia que fomos gerados, Deus destacou um anjo para nos acompanhar. De quantos perigos nos terá livrado! Quantas tentações suportadas com sua ajuda! Aquele que vigiou os passos e cobriu nossa cabeça nos momentos de dificuldade e que esteve ao lado no vale da sombra da morte, assinala o lugar da sepultura e será o primeiro a nos saudar na manhã da ressurreição!
Que fortes emoções despertarão ao conhecer face a face este querido amigo de todas as horas, o nosso anjo da guarda. Quantas horas passaremos em sua companhia, aprendendo do amor e cuidado de Deus e revelando os mistérios de nossa própria vida até então para nós desconhecidos.
Louve a Deus pela existência dos anjos, colocados para proteger cada um de nós.
Os anjos são seres reais! Às vezes chamados de querubins ou serafins, esses poderosos espíritos ministradores aparecem por toda a história da Bíblia. Muitas vezes eles são vistos protegendo e guiando o povo de Deus, e outras vezes punindo o mal -, mas uma de suas missões mais importantes é a de revelar e explicar as profecias divinas. Você sabia que Deus disse algo especial através de Seus anjos às pessoas do nosso mundo agitado? Em Apocalipse 14, Deus revela algumas mensagens impressionantes dos últimos dias codificadas no simbolismo dos três anjos voando. Tão significativas são essas mensagens, que, quando forem concluídas, Jesus retorna! Este guia vai lhe dar uma visão geral sobre o assunto, e os próximos guias de estudo irão apresentar outros detalhes incríveis dessa mensagem especial que Deus nos envia.

 Anjos são seres espirituais, que têm inteligência, emoções e vontade. Isto é verdadeiro tanto para anjos bons quanto para anjos do mal. Os anjos possuem inteligência (Mateus 8:29; II Coríntios 11:3; I Pedro 1:12), demonstram suas emoções (Lucas 2:13, Tiago 2:19; Apocalipse 12:17) e demonstram que têm vontades (Lucas 8:28-31; II Timóteo 2:26; Judas 1:6). Os anjos são seres espirituais (Hebreus 1:14), sem um corpo físico real. O fato de não terem corpos não muda o fato de terem suas personalidades (o mesmo ocorre com Deus).

O conhecimento dos anjos é limitado por serem criaturas. Isto significa que eles não sabem tudo o que Deus sabe (Mateus 24:36). Entretanto, parece que têm um conhecimento maior do que os humanos. Isto pode ocorrer por três razões: (1) Os Anjos foram criados como uma ordem superior de criaturas no universo, em comparação aos seres humanos. Por este motivo, é de sua natureza possuir maior conhecimento. (2) Os anjos estudam a Bíblia e o mundo de forma mais completa que os humanos e assim obtêm conhecimento (Tiago 2:19; Apocalipse 12:12). (3) Os anjos adquirem conhecimento através da longa observação das atividades dos seres humanos. Diferentemente dos humanos, os anjos não têm que estudar o passado; eles o viveram. Assim, sabem como os outros agiram e reagiram em determinadas situações e podem então prever com grande exatidão como nós vamos agir em circunstâncias parecidas.

Apesar de terem vontade, os anjos são, como todas as criaturas, sujeitos à vontade de Deus. Os anjos bons são enviados por Deus para ajudar os crentes (Hebreus 1:14). A seguir, algumas atividades que a Bíblia atribui aos anjos:

A. Eles louvam a Deus (Salmos 148:1,2; Isaías 6:3).
B. Eles adoram a Deus (Hebreus 1:6; Apocalipse 5:8-13).
C. Eles se regozijam nos feitos de Deus (Jó 38:6-7).
D. Eles servem a Deus (Salmos 103:20; Apocalipse 22:9).
E. Eles se apresentam perante Deus (Jó 1:6; 2:1).
F. Eles são instrumentos dos julgamentos de Deus (Apocalipse 7:1; 8:2).
G. Eles trazem respostas às orações (Atos 12:5-10).
H. Eles ajudam a ganhar pessoas para Cristo (Atos 8:26; 10:3).
I. Eles observam a ordem cristã, obra e sofrimento (I Coríntios 4:9; 11:10; Efésios 3:10; I Pedro 1:12).
J. Eles dão encorajamento em tempos de perigo (Atos 27:23-24).
K. Eles cuidam dos justos no momento da morte (Lucas 16:22).

Os anjos são de uma ordem completamente diferente da dos humanos. Os seres humanos não se tornam anjos após a morte. Os anjos nunca se tornam e nunca foram seres humanos. Deus criou os anjos da mesma forma que criou a humanidade. Em nenhum lugar a Bíblia afirma que os anjos foram criados à imagem e semelhança de Deus, como foram os humanos (Gênesis 1:26). Os anjos são seres espirituais que podem, até certo ponto, assumir forma humana. Os humanos são basicamente seres físicos, mas com um aspecto espiritual. A maior coisa que podemos aprender dos anjos é sua obediência instantânea e sem questionamentos às ordens de Deus.